O que são?
Peças de maquinadas são componentes construídos usando processos de fabricação subtrativos, como fresamento, torneamento, perfuração ou retificação.
Embora esses processos de maquinação CNC sejam todos diferentes, eles têm um princípio fundamental comum. A fabricação subtrativa envolve a remoção de material de um bloco sólido para produzir a peça desejada.
Em que materiais podem ser produzidas?
As peças maquinadas podem ser fabricadas usando uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e compósitos. A escolha do material é baseada em fatores como economia, condutividade elétrica e características mecânicas.
A maquinação CNC acomoda diferentes tipos de materiais. No entanto, alguns materiais são mais difíceis de trabalhar do que outros. Por exemplo, é difícil maquinar materiais extremamente duros utilizando ferramentas de corte. A operação de corte normalmente causará vibrações, resultando em um corte inferior. Além disso, materiais muito macios podem deformar-se ao entrar em contato com a ferramenta de corte.
Vamos explorar os materiais de peças maquinadas mais comuns:
Metais
Metal e ligas metálicas são amplamente utilizados em peças usinadas e montagens. Eles são favorecidos por sua durabilidade, versatilidade e propriedades mecânicas.
Os materiais metálicos de peças maquinadas comuns incluem:
• Aço inoxidável
• Alumínio
• Aço
• Titânio
• Cobre
• Bronze
Plásticos
Os plásticos oferecem características desejáveis, como isolamento elétrico, resistência à corrosão e baixo peso. Devido a essas propriedades, as peças plásticas encontraram aplicações nas indústriasindústrias eletrónica, médica e automotiva.
Os materiais plásticos comumente usados incluem:
• Nylon
• ABS
• PVC
• policarbonato
• PEEK
Compósitos
Além de materiais metálicos e plásticos, os processos de maquinação podem utilizar materiais compósitos, como polímeros reforçados com fibra de carbono (CFRP) e compósitos de fibra de vidro.
Esses materiais são caracterizados por uma impressionante relação resistência-peso, resistência à corrosão e rigidez excecional. Essas propriedades tornaram os compósitos desejáveis nas indústriasIndústria aeroespacial e de equipamentos desportivos.
Quais são as vantagens das peças maquinadas?
Alta precisão:
A maquinação CNC é reconhecida pela sua capacidade de atingir tolerâncias extremamente rígidas.
Flexibilidade de peças:
As peças maquinadas podem apresentar geometrias complexas, detalhes finos e recursos elaborados. Este nível de liberdade de design permite a realização de conceitos imaginativos. Devido à sua flexibilidade geométrica, a maquinação CNC é frequentemente usada para produzir peças maquinadas sob medida.
Rapidez na produção:
Lado a lado com a evolução da tecnologia cada vez mais, as máquinas CNC acompanham este desenvolvimento.
As velocidades de produção são cada vez mais céleres o que promove o crescimento da produtividade .
Acabamentos:
Uma das vantagens das peças maquinadas é que elas eliminam as preocupações com a qualidade da superfície associadas a outros processos de fabricação.
Por exemplo, ao contrário da impressão 3D, os processos de maquinação CNC não deixam uma camada de linhas na superfície da peça. Da mesma forma, as peças moldadas por injeção apresentam defeitos superficiais, como linhas de fluxo, marcas de afundamento e vazios de vácuo.
A maquinação CNC produz peças com acabamento superficial de alta qualidade. Operações moderadas de acabamento e pós-processamento são suficientes para melhorar as características superficiais da peça maquinada.
Onde contratar uma empresa especialista em fabricação de peças maquinadas?
A SPS SWISS GROUP SA é referência no mercado de fabricação de peças maquinadas, sempre trabalhando com projetos e soluções que valorizam os recursos e negócios de seus clientes. A SPS SWISS GROUP SA possui grande experiência no fabrico de peças CNC, trabalhando com um alto padrão de qualidade.