O que é a maquinação CNC?
A maquinação CNC, é o controlo numérico computorizado (sigla CNC), ou seja, é um sistema que permite o controlo de máquinas, sendo usado principalmente em tornos e em centros de maquinação. Estes centros de maquinação cortam, modelam e transformam as matérias-primas em componentes e produtos necessários para os diversos mercados no mundo.
Simplificando, podemos dizer que se trata do processo de fabricação de peças industriais de forma automatizada.
Quais os vários tipos de máquinas CNC?
As máquinas CNC são genericamente classificadas pelo número de eixos envolvidos e pela forma como eles se movem.
2,5 EIXOS
O fresamento em 2,5 eixos cria figuras prismáticas em níveis Z distintos. Embora a máquina esteja move-se somente em dois eixos simultaneamente, o software CAM ainda é usado, pois as formas criadas podem ser complexas e de alta precisão.
3 EIXOS
O fresamento em 3 eixos utiliza todos os eixos simultaneamente. Esses caminhos de ferramenta são gerados usando software, pois as superfícies são frequentemente complexas.
4 EIXOS
O fresamento de 4 eixos adiciona um eixo rotacional à fresagem de 3 eixos. Isso é útil quando as peças são quase cilíndricas e podem ser utilizadas para criar geometria complexa ou juntar várias peças em torno de um dispositivo de fixação, como um pedestal.
5 EIXOS
A maquinação de 5 eixos simultâneos utiliza todos os eixos ao mesmo tempo para permitir fresamento de formas complexas com alta precisão. É necessário o uso de software CAM para programar essas máquinas CNC, pois o movimento é muito complexo.