Do que se trata a indústria?

A indústria consiste numa forma de atividade derivada da produção artesanal que tem como objetivo a transformação de matérias-primas ou produtos semiacabados. Consideram-se como indicadores do nível industrial atingido por um país, setor ou atividade a produção em série, o uso extensivo de maquinaria, a crescente divisão de trabalho e o emprego de trabalhadores qualificados e não qualificados.
Segundo a etapa produtiva, a indústria pode ser básica (mineira, siderúrgica, química) e transformadora. Segundo a utilização dos produtos, existe a de bens de consumo (por exemplo alimentos) e a de bens de equipamento (por exemplo construção de máquinas). Atendendo à localização, pode-se distinguir entre indústria orientada em função do fator consumo, fator transporte e fator trabalho.

Quais são os vários tipos de indústria?

Indústria de bens de produção

São responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. Podem ser extrativas ou de bens de capital.
Extrativas: Extraem matérias-primas (vegetal ou mineral). Ex.: petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc
De bens de capital: Produzem, entre outras coisas, diversos equipamentos e máquinas para outras indústrias. Ex.: metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, etc.

Indústria de bens intermediários

Coletam as matérias-primas processadas pelas indústrias de base e produzem alguma peças e equipamentos que serão utilizados nas indústrias de consumo. Ex.: Peças de automóveis, máquinas e motores, computadores, etc.

Indústria de bens de consumo

Tem sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral.